O Curso de Obreiros é bastante específico, portanto, aborda de forma bem prática os ministérios de Diáconos, de Presbíteros, de Evangelistas e de Pastores; na realidade os cursos ensinam as atribuições, funções, de cada um desses ministérios sob o ponto de vista bíblico. Além disso, há um manual básico e prático de Língua Portuguesa para que o obreiro melhore o seu domínio da língua o que é essencial, dentre outras coisas, para o sucesso ministerial.

Grade das disciplinas

DisciplinaCód.
O Ministério do Diácono 101
O Ministério do Presbítero 102
O Ministério do Evangelista 103
O Ministério do Pastor 104
Português 108  

Carga Horária

Teologia Ministerial 10 horas cada disciplina 05 diciplinas 50 horas total

Nossos cursos são dirigidos aos membros em geral não só das igrejas evangélicas, mas também da sociedade desde que tenham o interesse pelo aprendizado da Bíblia e estejam dispostos a estudar de forma mais profunda, e contextualizada historicamente, a Palavra de Deus.

No caso do curso de Missões, especialmente, por aqueles que, mesmo não tendo oportunidade de ir ao campo missionário, têm o desejo de contribuir para a salvação das almas.

A metodologia do Seminário Seifa por extensão é diversificada e flexível, pois o aluno pode fazer o curso individualmente, escolhendo as matérias conforme seu interesse, e, portanto, pode adotar o método que melhor lhe convier, nas horas que tiver disponível.

A metodologia do Seminário Seifa por extensão é diversificada e flexível, pois o aluno pode fazer o curso individualmente, escolhendo as matérias conforme seu interesse, e, portanto, pode adotar o método que melhor lhe convier, nas horas que tiver disponível; finalizado o manual, o aluno deve fazer a Verificação de Aprendizagem e, posteriormente, deverá enviá-la à sede do Seminário para que esta seja corrigida pela equipe de correção, ou, se preferir, a correção poderá ser feita via Internet, o que terá mais agilidade. Mas também o curso pode ser feito em núcleos; nesse caso, cada igreja pode ter seu próprio núcleo, a partir de 10 alunos. O aluno, enquanto monitor, receberá os manuais gratuitamente. O monitor não precisa, necessariamente, ser aluno. A formação de núcleos depende do interesse da igreja local. Tendo esse interesse, a liderança da igreja nomeia um monitor que ministrará as aulas e cuidará das avaliações. Dessa forma, as provas dos alunos que fazem o curso no núcleo serão corrigidas pelo monitor. Este, de posse do gabarito, fornecido pela sede, após a correção, envia à sede os resultados obtidos, ou também, poderá fazer a correção via internet.

Para facilitar os estudos, nossos manuais, além da Verificação de Aprendizagem oferecem Atividades de Apoio, Atividades de Aprofundamento, no caso do Curso de Teologia Livre, e, ainda, um material de apoio pedagógico em transparências que pode ser adquirido tanto pelo aluno que estuda sozinho quanto pelo núcleo para o melhor desempenho didático do monitor. 

O tempo necessário para a concretização dos cursos depende muito do desempenho individual dos alunos ou do núcleo, pois temos uma política didático-pedagógico bastante flexível, portanto, permitimos que os alunos diminuam o tempo para a conclusão dos seus estudos; porém respeitando o número máximo de manuais que podem ser estudados por mês que é o número de quatro manuais. 

De forma geral, ou seja, sem o interesse de redução do tempo pelos alunos, o Curso de Bacharelado tem a duração normal de 36 meses, o Básico de 22 meses, o Curso de Missões em 11 meses e o Obreiros em 5 meses.

Se o nosso Curso Básico já preenche os requisitos exigidos pelas convenções, do Brasil e do exterior, para consagração de ministros (Evangelistas, Pastores e Missionários) e, por isso, é, devidamente, reconhecido pelas mesmas, quanto mais o Curso de Bacharelado e o de Obreiros que tem um nível de aprofundamento muito superior ao Básico. Com certeza, além da consagração, o aluno poderá se apresentar a Deus, com ousadia, como um obreiro aprovado que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade (II Tm2.15).