A metodologia do Seminário Seifa por extensão é diversificada e flexível, pois o aluno pode fazer o curso individualmente, escolhendo as matérias conforme seu interesse, e, portanto, pode adotar o método que melhor lhe convier, nas horas que tiver disponível; finalizado o manual, o aluno deve fazer a Verificação de Aprendizagem e, posteriormente, deverá enviá-la à sede do Seminário para que esta seja corrigida pela equipe de correção, ou, se preferir, a correção poderá ser feita via Internet, o que terá mais agilidade. Mas também o curso pode ser feito em núcleos; nesse caso, cada igreja pode ter seu próprio núcleo, a partir de 10 alunos. O aluno, enquanto monitor, receberá os manuais gratuitamente. O monitor não precisa, necessariamente, ser aluno. A formação de núcleos depende do interesse da igreja local.

Tendo esse interesse, a liderança da igreja nomeia um monitor que ministrará as aulas e cuidará das avaliações. Dessa forma, as provas dos alunos que fazem o curso no núcleo serão corrigidas pelo monitor. Este, de posse do gabarito, fornecido pela sede, após a correção, envia à sede os resultados obtidos, ou também, poderá fazer a correção via internet.

Para facilitar os estudos, nossos manuais, além da Verificação de Aprendizagem oferecem Atividades de Apoio, Atividades de Aprofundamento, no caso do Curso de Bacharelado, e, ainda, um material de apoio pedagógico em transparências que pode ser adquirido tanto pelo aluno que estuda sozinho quanto pelo núcleo para o melhor desempenho didático do monitor.