II Timóteo capítulo 4 versículo 12 a 15

   12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

 

     Se quisermos de fato estudar as doutrinas bíblicas, temos de persistir em ler, estudar e pesquisar as sagradas escrituras, a fim de compreender toda a mensagem de Deus aos seus filhos.

     Ler e chegar a compreensão de um texto escrito. Há muitos tipos de leitura, vamos destacar três tipos de leitura.

 

     Leitura devocional

     Aquela que o leitor realiza a fim de se aperfeiçoar na vida espiritual, moral e pessoalmente (o leitor introspectivo).

     

     Leitura exegética

     E a leitura técnica de um texto, aquela que o leitor realiza a fim de entender a estrutura do texto, seu objetivo e sua mensagem ( leitor analítico).

 

     Leitura didática

     Também e chamada de catequética, pois o objetivo primário e conhecer os fundamentos doutrinários da bíblia (leitor receptivo).

 

    Palavra por...

 A leitura da bíblia não e um ato mecânico, ela exige de quem dela se aproxima uma atitude de amor e dedicação a Deus, por esse motivo devemos procurá-la com sede de conhecer o seu autor. No Salmo 42.1-2 Davi expressa total amor e sede por Deus e a sua palavra. Você tem sede de Deus? Tem buscado a palavra todo dia ? Ou já se acomodou a uma vida espiritual seca e sem vida? Davi expressa de forma convicta o seu amor pela palavra e por Deus. Porque Davi tinha tanto exito em sua vida? Porque ele não somente buscava conhecer a palavra, como demostrava por ela um profundo amor ( Salmo 119.9).

"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá." I Timóteo 4.13 temos que persistir na leitura e ser dedicados na palavra, assim seremos uma benção nas mãos de Deus.

Palavra por Pb. Glaydson Rufino

Gestor de vendas do Seminário Seifa

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bases Bíblicas de Missões

Este manual evidenciará a continuação do Plano de Deus, iniciado no Velho Testamento, para salvar o homem. Abordará, então, que, chegada à plenitude dos tempos, Deus envia o seu próprio filho para que sua obra seja consumada. 

O Ministério do Diácono

Este livro tratará da classificação e definição da função do diácono. Por isso, trata das atividades que devem ser desenvolvidas pelo diácono. Além disso, fará uma abordagem da Ética cristã, da história e estrutura da Bíblia e dos aspectos da cidadania e civismo.

O Ministério do Pastor

Este livro fará uma abordagem sobre o pastor e a ética, a administração eclesiástica, a liderança e, finalmente, sobre a cidadania e civismo.